Não consigo engravidar: o que pode estar acontecendo?

em 01/01/2025

Grávida de primeira viagem?

Baixe nosso e-book gratuito e tire todas as suas dúvidas!

Os seus dados estão seguros.

Compartilhe nossas postagens:

Problemas na saúde reprodutiva do casal e até a ansiedade podem influenciar nas chances de sucesso de uma gravidez

Por que não consigo engravidar? Por trás dessa simples pergunta está uma mulher com dúvidas, inseguranças e anseios muito comuns entre as tentantes. Afinal, a vontade de alcançar o sonho da gravidez é tão grande quanto o medo de não conseguir realizá-lo.

É possível, porém, passar por essa fase com mais tranquilidade. Para isso, um dos principais recursos é esclarecer todas as dúvidas com alguém de confiança. Por isso, conversamos com a Ginecologista Especialista em Reprodução Humana Dra. Amanda Volpato sobre os principais fatores que influenciam a fertilidade. Confira!

Como saber se estou tendo dificuldade para engravidar?

É importante lembrar que a minoria das mulheres conseguirá uma gravidez rapidamente. Mesmo entre aquelas que estão no auge da fertilidade, as taxas começam com 25% de chance de sucesso no primeiro mês. Por isso, é importante observar a tabela de fertilidade por faixa etária e ponderar se a sua história está dentro do esperado para a sua idade.

Em geral, espera-se que um casal saudável tenha engravidado após um ano de tentativas. “Após um ano de tentativa de engravidar sem sucesso, temos o diagnóstico de infertilidade”, explica a Ginecologista. 

Quando buscar ajuda profissional?

Antes de tentar engravidar, é importante realizar uma consulta pré-concepcional. Assim, você poderá avaliar a saúde geral do organismo para começar a preparar o seu corpo para a gravidez com medidas como a suplementação do ácido fólico. 

Regenesis Pré é um suplemento para tentantes que fornece a dose diária adequada de ácido fólico para mulheres que estão tentando engravidar. Saiba mais!

Já se você acredita que está tendo dificuldades para engravidar, a Dra. Amanda aconselha: “Mulheres de até 35 anos que estejam tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso devem procurar um especialista de Reprodução Humana. Acima de 35 anos, o recomendado é que a busca aconteça após 6 meses de tentativas”, orienta.

“Por que não consigo engravidar?”

Segundo a especialista em reprodução humana, as causas mais comuns de infertilidade em mulheres são:

  • problemas ovulatórios;
  • idade materna avançada;
  • endometriose;
  • obstruções ou lesões das trompas de falópio;
  • anomalias uterinas e cervicais;
  • menopausa precoce. 

Já as causas mais comuns de infertilidade nos homens são:

  • alterações no âmbito testicular;
  • obstrução de dutos;
  • patologias na próstata;
  • alterações na ejaculação ou na ereção;
  • alterações no esperma.

“Vale ressaltar a existência das causas mistas, ou seja, tanto o homem quanto a mulher apresentam fatores de infertilidade”, explica. 

O que fazer quando não consigo engravidar?

Procure atendimento especializado 

Para fechar um diagnóstico, é importante procurar um atendimento especializado em reprodução humana. “O check-up completo para avaliar a saúde geral e também a reprodutiva, com a avaliação da sua reserva ovariana, é o primeiro passo para quem deseja identificar a causa da infertilidade”, explica. 

Outros exames podem ser solicitados para avaliar tanto a saúde da mulher como a de seu parceiro. “São exames específicos, como histerossalpingografia, que avalia as trompas, e exames de imagem para avaliar uma suspeita de endometriose. Além disso, fazemos uma investigação de fatores masculinos, por meio de exames de sangue, de um espermograma completo e da ultrassonografia de bolsa escrotal, caso seja necessário”, detalha a Dra. Amanda. 

Cuide da saúde mental

Segundo a médica, é muito comum que casais apresentem sinais de depressão e ansiedade após vários meses de tentativas sem sucesso. “É importante analisar a presença de fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, que influenciam na produção de determinados hormônios e podem impedir que a concepção ocorra”, explica.

“Essa influência não é cientificamente comprovada. De qualquer modo, recomendo que os casais tenham um acompanhamento psicológico, afinal é um processo demorado que envolve um sonho muito importante na vida de ambos. Para viver essa jornada, então, quanto mais se sentirem acolhidos e positivos, mais agradável o processo será”, aconselha a Ginecologista.

Considere métodos de reprodução assistida

Por fim, é importante lembrar que a medicina oferece alternativas de reprodução assistida para casais diagnosticados com infertilidade. “O ideal é consultar um médico especialista em Medicina Reprodutiva para avaliar melhor cada caso”, orienta.

Compartilhe nossas postagens:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Grávida de primeira viagem?

Baixe nosso e-book gratuito e tire todas as suas dúvidas!

Os seus dados estão seguros.