Ginecologista tira as principais dúvidas sobre os testes de gravidez e como interpretar seus resultados.

O momento de fazer um teste de gravidez pode ser um dos mais cheios de expectativas e incertezas. Muitas mulheres ficam se perguntando: os testes de farmácia realmente funcionam? Existe risco de obter um falso positivo ou negativo? Essas questões são bastante comuns enquanto se aguarda o resultado do exame.
INFORMAÇÃO CORRETA É FUNDAMENTAL
Para explicar como esses testes realmente funcionam e esclarecer as dúvidas mais frequentes, conversamos com a ginecologista e obstetra Dra. Mariana Stival. Continue lendo para entender tudo sobre o assunto.
Como os testes de gravidez funcionam?
Tanto os testes realizados em farmácias quanto os laboratoriais buscam o hormônio beta HCG no corpo.
“A produção de HCG se inicia geralmente no quinto dia após a fecundação, quando ocorre a nidação. Esse hormônio, então, pode ser detectado pelos testes, que reagem à sua presença, indicando um possível resultado positivo”, explica a Dra. Mariana.
Os testes de farmácia são confiáveis?
A médica afirma que, quando usados corretamente, os testes de farmácia têm uma taxa de confiabilidade bastante alta. Falsos negativos são raros, especialmente se as instruções forem seguidas com precisão.
“Os testes de farmácia medem o HCG na urina, e como a concentração do hormônio no sangue é maior, os testes laboratoriais podem detectar a gravidez mais cedo. Contudo, hoje existem testes de farmácia com boa sensibilidade, que raramente falham em mostrar um falso negativo”, comenta Dra. Mariana.
Quando é o momento certo para fazer o teste de gravidez?
O melhor momento para realizar o teste depende do seu ciclo menstrual e das instruções na embalagem do teste adquirido. Caso seu ciclo não seja regular, observar os sintomas de ovulação pode ajudar a calcular a data esperada para a menstruação.
“A maioria dos testes de farmácia pode ser feita até cinco dias antes do atraso menstrual, mas o mais indicado é esperar de dois a três dias após o atraso para garantir maior precisão no resultado”, aconselha Dra. Mariana.
Além disso, ela sugere que o teste seja feito com a primeira urina do dia, que é mais concentrada e tende a apresentar resultados mais precisos.
Falsos positivos e falsos negativos: Existe essa possibilidade?
Muitas mulheres ficam em dúvida quando o teste apresenta uma linha bem fraquinha, mas Dra. Mariana explica que esse é, na maioria das vezes, um bom sinal de gravidez.
“Embora um falso positivo seja possível, ele é extremamente raro e, quando acontece, costuma ser devido a condições médicas específicas, como tumores ovarianos que produzem HCG. A maior preocupação geralmente é o falso negativo, que pode ocorrer se o teste for feito muito cedo”, esclarece.
Se o teste for negativo, mas você continuar sem menstruar após alguns dias e sentir outros sintomas de gravidez, a médica recomenda repetir o exame.
É possível perceber sinais de gravidez antes de um teste positivo?
Sim, mas nem todas as mulheres têm essa percepção tão cedo. De acordo com a médica, muitas mulheres começam a perceber sintomas mais intensos logo após o teste positivo, mas há quem note sinais como dores nos seios, cólicas leves, semelhantes às menstruais, ou alterações de humor, antes mesmo de confirmar a gravidez.
“Existem casos em que mulheres relatam uma mudança no apetite ou em seus hábitos alimentares, o que pode ser um sinal precoce de gravidez, mas isso é bem raro. Algumas até têm sintomas durante a nidação, o que pode ser o primeiro indício de que a gestação está em andamento”, conclui Dra. Mariana.
Deixe um comentário